Início Blog Tchaikovsky, quem?

Blog

06, Out - 2017

Tchaikovsky, quem?

Um dos compositores russos mais conhecidos do mundo, Tchaikovsky (1840-1893) foi responsável por grandes obras do ballet clássico, que até hoje são muito utilizadas.

O compositor pode ser mais conhecido mundialmente por seus bailados, mas foi apenas no fim de sua carreira, com seus dois últimos balés, que seus contemporâneos passaram a notar suas qualidades como autor do gênero.

Ele compôs sinfonias, concertos, óperas, ballets, música de câmara e obras para coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa, tendo entre suas obras algumas das mais populares do repertório erudito.

Tchaikovsky foi o primeiro compositor russo a conquistar sucesso internacional. Conheça um pouco de sua história.

 

NOME: Piotr Ilitch Tchaikovsky

ONDE NASCEU: Votkinsk, na Rússia

DATA DE NASCIMENTO: 7 de maio de 1840

SUA TRAJETÓRIA: Aos cinco anos de idade, dedilhava o piano; aos sete, já compunha. Em 1850, ele e a família foram morar em São Petersburgo, e o jovem se encantou com o teatro e os concertos, ao mesmo tempo em que ingressou no curso de Direito.

Em 1859, passou a atuar como escriturário no Ministério da Justiça. Acontece que Tchaikovsky não dava valor ao cargo que ocupava e fazia tudo sem cuidado. Não redigia direito os documentos oficiais, atrasava serviço, rasgava tiras dos processos para fazer bolinhas e mastigar, só para você ter uma ideia. Além disso, vivia entre a euforia e a depressão, sentia-se rejeitado por sua orientação sexual.

Depois de pedir demissão do cargo, ingressou no Conservatório de São Petersburgo, pois sonhava ser compositor. Assim, entrou em contato com escolas musicais de Berlim e Viena.


Tchaikovsky, na adolescência
 

Após concluir seus estudos no conservatório, iniciou, em 1869, a composição de "Romeu e Julieta". Ele passou a realizar vários trabalhos e conquistou o público em 1871, com "Quarteto em Ré Maior", e outros trabalhos foram ganhando boa repercussão. Em 1875, compôs "O Lago dos Cisnes".

Em 1877, casou-se com Antonina Milyukova, mas a união só durou 15 dias. Em 1890, compôs a "Dama de Espada" e, em 1891, sua última ópera, "A Filha do Rei René", os balés "A Bela Adormecida" e "Quebra-Nozes" e a "Quinta Sinfonia".

 


"O Quebra-Nozes", em 1892

 

Em 1893, a Academia Musical de Paris entregou-lhe o diploma de membro correspondente, e a Universidade de Cambridge, o título de doutor honoris causa. Mas, nesta mesma época, já dava sinais de extremo cansaço. Instalado na casa de campo, em Klin, compôs sua última sinfonia, "Patética". Tchaikovsky morreu no dia 6 de novembro de 1893, de cólera, em São Petersburgo.

 

Confira trechos de duas de suas mais famosas composições, já nos palcos:

“O Lago dos Cisnes” foi o primeiro ballet de Tchaikovsky.

 

 

Já “O Quebra-Nozes” foi o último trabalho no ballet de Tchaikovsky. O compositor não ficou muito satisfeito com sua obra.

 

 

Com informações de: Ebiografia e Wikipedia

Comentários

Voltar
  • Compartilhar
Receba novidades no e-mail

Donna Dança

R. Antonio Maria Coelho, 2486
Centro - Campo Grande MS
67 3043 2552

Entre em contato