Início Blog "O Corsário"

Blog

15, Fev - 2018

"O Corsário"

Quem já estudou o romantismo nas aulas de Literatura com certeza já ouviu falar do poeta britânico Lord Byron, uma das figuras mais influentes desta escola literária.

 

Seus trabalhos influenciaram muito mais que a geração da época: deram origem a um dos repertórios de ballet que até hoje vemos ser apresentados, "O Corsário" ("Le Corsaire").

Este ballet de repertório tem música de Adolphe Adam (com peças adicionais) e coreografia de Marius Petipa, depois de Joseph Mazilier e Jules Perrot.

 

Saiba mais

Contado em 3 atos, com prólogo e epílogo, o ballet começa em alto-mar, onde o navio de Conrado, líder dos corsários, enfrenta uma tempestade. Apesar dos esforços de sua tripulação, o navio acaba encalhando na costa de uma ilha grega. Conrado e seus homens, Birbanto e o escravo Ali, são encontrados na praia por um grupo de jovens, lideradas por Medora e sua melhor amiga, Gulnara. Eles contam sobre suas aventuras e como foram parar naquele lugar e, durante o relato, Medora e Conrado imediatamente se apaixonam. Elas são surpreendidas por Lankedem, um mercador de escravos que as captura e as leva para serem vendidas por altos preços. Os corsários ficam à espreita e seguem seus passos para tentar resgatá-las.

 

Enquanto isso, no mercado de escravos, um rico paxá de nome Seid está à procura de belas mulheres para seu harém. Lankedem lhe mostra todas as mulheres que capturou em suas viagens, mas nenhuma lhe interessa, até o momento em que Gulnara é apresentada. Lankedem e Gulnara dançam então o famoso número conhecido como "A Escrava e o Mercador".

 


Imagem: divulgação

 

O paxá fica encantado com Gulnara e oferece a Lankedem uma alta quantia por ela. Mas o grande trunfo do mercador havia sido guardado para o final: a bela Medora. Imediatamente, o paxá faz a sua oferta, mas logo em seguida um viajante desconhecido oferece uma soma mais alta e consegue ganhar a disputa pela jovem. O desconhecido se revela ser Conrado e, juntamente de seus homens, causa um grande alvoroço!  Eles predem Lankedem e o levam para seu navio, com Medora e suas amigas.

No segundo ato, Conrado e seus homens levam Medora, suas amigas e o prisioneiro para sua caverna de tesouros. No auge das celebrações, Conrado e Medora declaram seu amor e Ali jura fidelidade ao casal. Juntos, os três dançam o “Le Corsaire Pas de Deux”.

 

 

Uma das jovens pede a Medora que interceda para que todas sejam libertas. Conrado cumpre a sua promessa, causando revolta em Birbanto, que firma um acordo com Lankedem. Em troca de sua liberdade, ele lhe ensinaria a preparar uma poção, que, quando espirrada em flores, faz adormecer aquele que a cheirar.

Conrado e Medora entram em cena e ficam felizes com a chance de poderem finalmente estar a sós. Esta presenteia seu amado com um buquê de flores, dado a ela por Lankedem. Ao sentir o perfume, Conrado adormece, e Medora é novamente capturada por Lankedem e Birbanto. Ali aparece e desperta Conrado, para que juntos eles possam resgatar Medora.

O terceiro ato se passa no harém do Paxá Seid, nos confins da Turquia. O poderoso paxá está festejando com Gulnara quando Lankedem aparece e trás consigo três odaliscas para entretê-los.

 

 

Em seguida, o mercador traz o grande prêmio: Medora! Apesar de estar triste, ela se anima ao rever sua melhor amiga, Gulnara. Elas, juntamente das mulheres do harém, vão a um jardim repleto de flores e magníficas fontes, para celebrar a harmonia, beleza e a graça. Essa cena é conhecida como "O Jardim Animado".

 


Imagem: divulgação

 

O paxá é alertado sobre a chegada de misteriosos peregrinos, o que coincide com a oração da tarde, conduzida pelo seu líder, que, na realidade, é Conrado disfarçado. Sua identidade e a de seus homens são reveladas e eles, enfim, conseguem resgatar Medora e Gulnara.

O ballet termina com a partida de Medora, Gulnara, Ali e Conrado, que vão em busca de novas aventuras.

Apesar de a história ser a mesma, ela é contada de maneiras diferentes por cada companhia, o que pode alterar a ordem cronológica dos acontecimentos.

 

Gostou de se aprofundar mais sobre este ballet? 

Você pode assistir à apresentação do Ballet Bolshoi na rede de cinemas UCI. Só cuidar da programação aqui!

Informações sobre o ballet retiradas do blog Studio Dança Tamara Lisa.

 

Comentários

Voltar
  • Compartilhar
Receba novidades no e-mail

Donna Dança

R. Antonio Maria Coelho, 2486
Centro - Campo Grande MS
67 3043 2552

Entre em contato